Conheça nossa estrutura de Pesquisa e Desenvolvimento

A inovação está nos valores e no DNA da Ahlstrom-Munksjö. Atualmente, contamos com dois Centros de Pesquisa que suportam as estruturas de P&D de todas as nossas áreas de negócio.

Nossos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Apprieu e Pont-Evêque, na França, são compostos por especialistas de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à utilização de fibras (refinação, química, materiais entre outras). Esse grupo dá suporte às estruturas de P&D das nossas quatro áreas de negócio - Industrial Solutions, Decor, Filtration & Performance e Specialties - e também aos nossos parceiros, com a análise de amostras, know-how em tecnologias diversas e proposição de soluções.

Os dois centros também contam com equipamentos de última geração, que permitem uma profunda análise das matérias-primas utilizadas na produção de papel e do seu impacto no processo de produção; uma máquina piloto para produção de papel base, com todos os processos reproduzidos, equipamentos para revestimento de papel couché e para calandragem; além de equipamentos para análise de microscopia eletrônica, topografia de superfície, cromatografia gasosa entre outros. Isso sem contar o valioso banco de dados acumulado ao longo de anos de experiência, análises de concorrentes, materiais e projetos de desenvolvimento, que otimizam a procura por soluções aos desafios apresentados pelo mercado.

ESTRUTURA DE JACAREÍ

Tendo em vista a importância dada à inovação pela companhia e o nosso objetivo de sermos reconhecidos como a empresa mais inovadora no segmento de Papéis Especiais da América Latina, a equipe de P&D da planta de Jacareí foi alvo de diversas reformulações e investimentos ao longo de 2017, e está dividida atualmente em quatro frentes de atuação:

  1. Desenvolvimento de Produtos: sob a coordenação de Georgia Tavares, essa frente tem o objetivo de transformar as ideias dos nossos stakeholders em produtos;
  2. Engenharia de Aplicação: essa frente é conduzida por Liege Garcia, para garantir o melhor uso dos nossos produtos pelos clientes, em suas aplicações, e das nossas estruturas laboratoriais;
  3. TCS (Technical Customer Service): direcionada ao tratamento de reclamações técnicas, essa frente está sob a responsabilidade de Francisco Souza;
  4. Desenvolvimento de Processos e Materiais: conduzida por Vinício Dias, essa frente tem a missão de buscar incessantemente novas matérias primas e insumos para melhorar a nossa eficiência e sustentabilidade.

 “Esse time atua muito próximo dos clientes e fornecedores, para garantir a melhoria contínua dos nossos conhecimentos técnicos, processos e produtos e, dessa forma, oferecer sempre as melhores soluções do mercado. Estamos ansiosos por novos desafios e preparados para surpreender”, afirma Tania Machetta, gerente de P&D da Ahlstrom-Munksjö Jacareí.