Autoadesivo: um mercado muito importante para a Ahlstrom-Munksjö

Autoadesivo: um mercado muito importante para a Ahlstrom-Munksjö

O mercado de Autoadesivo é um dos principais segmentos de atuação da Ahlstrom-Munksjö no mundo, representando 1/5 do faturamento total da empresa.

No Brasil, esta importância é ainda maior, em função da comercialização de papéis revestidos L1 que podem ser utilizados como liners e frontais de autoadesivos, e de papéis não revestidos para os frontais.

De acordo com a consultoria AWA, rótulos e/ou etiquetas de produtos industrializados dos mais diversos segmentos – como alimentício, higiene pessoal e limpeza – representam quase 70% do volume de release liner consumido na América Latina. Nestas aplicações, o papel pode ser utilizado como frontal (Couchê L1, aplicado no rótulo colado no produto) ou liner (Glassine, SCK e CCK, usados como suporte para a estrutura laminada que será vendida ao consumidor final).

Outro segmento de autoadesivo de grande importância é o de comunicação visual – segundo a AWA esta aplicação representa quase 10% do volume consumido de release liner na América Latina. Nesse caso, o papel é utilizado como liner (CCK, usado suporte para o autoadesivo vinílico) e não como frontal, sendo posteriormente laminado com um filme de PVC. Outros mercados, como o automotivo e de decoração, também utilizam esta estrutura de liner CCK e laminados de PVC para envelopamento de carros, móveis, paredes entre outros, e estão em franco crescimento no mercado brasileiro.

Nosso portfólio

A Ahlstrom-Munksjö Jacareí tem um portfólio completo para atender o mercado de autoadesivo, dividido em quatro famílias de produtos: Lumimax, Silco, Silca e PrintClassic.

O Lumimax é o papel revestido L1 para impressão de gramaturas diversas. Utilizado para ser frontal de autoadesivo, ele garante a melhor apresentação do rótulo do produto final – que na maioria dos casos é o principal canal de comunicação com o consumidor – com excelente qualidade de impressão, além de garantir ótimo desempenho nas máquinas de toda a cadeia produtiva. Suas principais características são o alto brilho da superfície revestida, a excelente rugosidade, a formação de fibras homogêneas, a ótima estabilidade dimensional/planicidade e a alta alvura e brancura. O Lumimax é recomendado para todos os processos de impressão.

O Silco é o papel CCK (revestido L1) para liner, muito utilizado em comunicação e envelopamento de objetos (em gramaturas superiores a 120 g/m²) e em materiais para escritório e outras aplicações que não demandam destacamento automático (em gramaturas inferiores a 85 g/m²). Suas principais características são a siliconização uniforme com baixo consumo de silicone, alta estabilidade dimensional/planicidade, baixíssima porosidade, ótima rugosidade e boa rigidez. O Silco é apropriado para todos os sistemas de aplicação de silicone.

Por fim, o Silca é o contratipo do glassine para liner utilizado como suporte para autoadesivos de aplicação industrial dos mais diversos segmentos, e o PrintClassic é o papel não revestido utilizado como frontal de etiquetas para material de escritório.

“Devido à força da Ahlstrom-Munksjö nas aplicações de release liner e de papel revestido para impressão, a unidade de Jacareí tem acesso a um grande know-how e expertise que possibilitam o desenvolvimento de produtos de altíssima qualidade, feitos com base na demanda de nossos parceiros do segmento autoadesivo, a exemplo de toda a família Acti-V® produzida na Europa”, explica Rafael Yamamoto, gerente de Produto da Ahlstrom-Munksjö Jacareí.

Share this pageShare this page